Lemonadde

Você sabe o que é uma startup?

startups

Com certeza você já ouviu falar em startup, conceito que ganhou grande visibilidade no Brasil, principalmente a partir de 2010. Mas você sabe como o termo surgiu e o que de fato caracteriza esse tipo de empresa?

O termo startup surgiu no final da década de 1990, no Vale do Silício, região da Califórnia especializada em inovação e alta tecnologia. Nessa época, a popularização da internet impulsionou a criação de inúmeras “empresas.com”, conhecida até hoje, como bolha da internet. Foi juntamente com esse crescimento exponencial da internet que o termo “startup” começou a ser utilizado.

Inicialmente era usado para se referir a um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia sem saber se daria certo ou não, mas com projeção de crescimento e faturamento futuro. Além disso, o termo “startup” era utilizado como sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento.

Atualmente, existem diversas definições para o termo startup. Enquanto algumas pessoas defendem ser empresa em estágio inicial, outras argumentam ser uma empresa inovadora, e geralmente com custos de manutenção baixo, mas que consegue crescer rapidamente.

O que caracteriza uma startup?

Existe uma definição comum que enquadra as startups como empresas que possuem um modelo de negócio repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Para um negócio ser repetível e escalável, significa que ele é capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada. Portanto, uma vez que a meta é multiplicar, os produtos de startups geralmente não são passíveis de muitas adaptações ou customizações. Possuem como objetivo crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócio, atingindo um grande número de clientes e visando gerar lucro de forma rápida.

Criar uma startup é fugir do tradicional. É desenvolver uma proposta que ainda não foi testada no mercado, portanto, não há como afirmar se a ideia ou projeto de empresa irão realmente deslanchar. Dessa forma, o caminho a ser trilhado é de grande incerteza.

Afinal, uma startup precisa ter como base a tecnologia?

Existe uma grande discussão sobre as startups possuírem necessariamente como base a tecnologia.

Esta dúvida está atrelada principalmente à necessidade de escalabilidade de uma startup. Uma vez que a tecnologia é a principal aliada no impulsionamento e crescimento de modelos de negócio.

Portanto, apesar de não ser um pré-requisito, geralmente as startups possuem sim como base a tecnologia, além de uma proposta de negócio inovadora e grande potencial de crescimento.

Startups precisam necessariamente ser empresas em estágios iniciais?

Não necessariamente uma startup é uma empresa pequena ou que acabou de entrar no mercado. Uma startup pode surgir de uma empresa já consolidada e que busca inovar de alguma forma no seu modelo de negócio.

É aí que surgem as Spin offs, empresas derivadas de outras empresas, que nascem com o objetivo de explorar um novo produto ou serviço de alta tecnologia. Esse tipo de empresa visa atingir um novo nicho de mercado de forma disruptiva. Um exemplo disso é a Youse, aplicativo de seguros, Spin-Off criada pela Caixa Seguradora.

Dificuldades para Startups no cenário brasileiro

O cenário do Brasil está, desde 2019, em ebulição. O mercado está crescendo muito, tanto para quem quer empreender quanto para quem quer investir.

Contudo, o Brasil possui barreiras regulatórias e fiscais que tornam a criação de uma startup algo não tão simples.

A carga tributária no nosso país é muito alta, o que acaba impedindo muitas pessoas de seguirem em frente com o sonho de construir seu próprio negócio. Além disso, existe um gap muito grande de informação para o empreendedor.

De acordo com Marcos Buson da Darwin Startups, em entrevista à TV Senado, o principal empecilho para a prosperidade das startups é a falta de capacidade de planejar.

Apesar das dificuldades, a construção de um negócio próprio pode proporcionar diversos benefícios, como flexibilidade, tanto de horários como de formas e metodologias de trabalho. Além disto, é uma forma de atingir a tão sonhada independência financeira fazendo algo que você acredita e que te motiva.

Vale ter em mente que o principal motivo de sucesso de uma empresa além de fit com o mercado, é quem está por trás do negócio realmente acreditar e não desistir.

Dica de ouro: Construa uma rede de contatos estruturada e ativa, conecte-se com pessoas e crie networkings de sucesso! E lembre-se, abertura é a palavra-chave para troca de ideias. Partilhar, mas também estar aberto para ouvir outras opiniões.

Quer criar networkings de sucesso com outras startups?

Aqui no Lemonadde oferecemos um ambiente inovador, flexível e com diversas oportunidades de networking de sucesso!

Confira o nosso primeiro blogpost! Lá apresentamos todas as empresas que estão aqui no coworking, suas áreas de atuação e serviços que oferecem.

Além disso, nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. 

Pronto!

Seus dados foram enviados para nossa secretaria. Em breve entraremos em contato com a melhor proposta de plano para você! Caso tenha interesse em conhecer o Lemonadde, oferecemos 1 day free trial para experimentar o espaço.

Olá, tudo bem? 😊

Ficamos felizes pelo seu contato com o Lemonadde Coworking.

Conte-nos como podemos ajudar ou solicite seu day free trial!