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Comunicação interna: como melhorá-la na sua empresa

Uma comunicação interna clara e eficiente dentro do ambiente de trabalho é o objetivo de muitos líderes dentro das empresas. 

Sendo um dos fatores mais importantes para alcançar bons resultados, ela é capaz de tornar os colaboradores cada vez mais satisfeitos, motivados e consequentemente, produtivos.

Assim, continue lendo e entenda mais a fundo sobre como melhorar a comunicação interna na sua empresa!

Objetivo da comunicação interna

O foco principal é permitir que se alinhe o trabalho em conjunto entre toda a equipe, assim, facilitando que alcançem-se os resultados e metas do negócio. 

Além disso, uma boa comunicação interna, consequentemente provoca um aumento no sentimento de pertencimento e na produtividade dentro da organização

Benefícios da comunicação interna:

  • Melhora o clima organizacional: a comunicação estimula e fortalece a equipe, desenvolve relacionamentos interpessoais e aumenta a sintonia entre os setores, potencializando o espírito de união e trabalho em conjunto.
  • Aumenta a produtividade: com uma comunicação plena entre a equipe, todos se sentem mais confortáveis e motivados no ambiente de trabalho, facilita-se a troca de informações entre os departamentos e evita-se confusões, otimizando o desempenho do time.
  • Reduz a taxa de rotatividade: proporcionando um ambiente de trabalho leve e divertido, todos os colaboradores ficam mais alinhados em relação aos objetivos da empresa e entre si, o que impede desentendimentos desnecessários e resulta em uma redução no índice de turnover da corporação.

Dicas para melhorar a comunicação interna nas empresas

Uma comunicação eficiente, é aquela que compreende-se facilmente tanto para quem ouve, quanto para quem está falando. Sendo assim, com simples movimentações, é possível possuir uma comunicação interna plena e fluida. Então, confira 5 dicas a seguir:

  • Centralize as informações em canais de comunicação
  • Mantenha a transparência
  • Fortaleça a cultura da empresa
  • Invista em uma cultura de feedback constante
  • Promova um ambiente confortável 

É por esse motivo, que empresas que prezam pela gestão horizontal possuem uma comunicação interna tão efetiva, pois todos têm abertura de fala e são ouvidos, não importando o cargo ou hierarquia.

Desse modo, os coworkings promovem um ambiente descontraído e agradável para todos os colaboradores, o que pode facilitar a comunicação. Além disso, investir em momentos de descontração entre o time, como happy hours, também é um fator importante a fim de proporcionar bem-estar e confiança entre os funcionários.

Então, agora que você já sabe a importância e os benefícios de uma boa comunicação interna, é hora de colocar nossas dicas em prática.

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