Lemonadde

Trabalho Híbrido: Seria a nova tendência em modelos de trabalho?

trabalho

Você já ouviu falar do modelo de trabalho híbrido? 

O trabalho híbrido consiste basicamente na realização de parte do seu trabalho presencialmente na empresa e parte em home office ou em outro lugar de sua preferência.

Este modelo ganhou destaque nas conversas entre gestores e profissionais de RH, em razão da adoção do home office por muitas empresas, sobretudo como forma de frear o avanço da pandemia da Covid-19.

Com muitos funcionários e empresas já tendo vivenciado durante esse período diferentes tipos de modelos de trabalho, agora é possível aplicá-los da forma mais estratégica. Pensando no melhor para a empresa e para o time que a compõe. 

O Modelo Home Office

Segundo a Pesquisa Gestão de Pessoas na Crise Covid-19, que coletou dados de 139 pequenas, médias e grandes empresas que atuam em todo o Brasil: o home office foi uma estratégia adotada por 46% das empresas durante a pandemia.

O estudo aponta que 67% das companhias relataram dificuldades em implantar o sistema de home office. Contudo, 50% das empresas disseram que a experiência com o teletrabalho superou as expectativas, e 44% afirmam que o resultado ficou dentro do esperado. 

Mas como todos sabemos, o home office, além de apresentar pontos positivos, também apresenta desafios. Além da maior probabilidade de distração em casa, as fronteiras menos visíveis podem levar o profissional mais facilmente à exaustão e redução da produtividade. 

De acordo com a revista Exame, nos últimos meses, 37% das empresas registraram aumento de doenças psiquiátricas no Brasil. Episódios que, antes da pandemia, costumavam estar relacionados à sobrecarga de trabalho, hoje se relacionam com a dificuldade de separar vida profissional e pessoal.

O Modelo de Trabalho Híbrido

Segundo uma pesquisa da Robert Half: no período da pandemia, 1 em cada 2 profissionais afirmaram que buscam trabalhos com a possibilidade de home office ou trabalho híbrido. Estes só aceitariam uma vaga sem possibilidade de trabalhar a distância se não tivessem outra opção. Além disso, 22% gostariam de manter o home office, enquanto 8% preferem voltar para o escritório e 70% optam por ter a chance de escolher entre os dois.

Na perspectiva dos gestores, 95% concordam que as equipes híbridas se tornarão mais comuns a partir de 2021. Além disso, afirmam que esse deve ser o modelo a ser seguido para quem quer se destacar no mercado.

Entre os principais benefícios do trabalho híbrido estão:

A possibilidade das atividades serem realizadas de maneira ágil, aumento da flexibilidade e do equilíbrio entre vida pessoal e profissional e ainda, redução de custos do escritório e com imóveis.

Ambientes de Coworking

Quando você separa a vida profissional da vida particular, e começa a deixar as suas demandas no local de trabalho, sua casa volta a ser o seu lar e, principalmente, um lugar para descansar.

Um ambiente de coworking preenche perfeitamente essa lacuna deixada pelos trabalhos a distância. No fim das contas, sua relação melhora tanto com o trabalho quanto com o seu espaço de descanso.

Além disso, nada impede você de continuar trabalhando de casa em um dia chuvoso, ou quando não estiver com vontade de sair de casa. Em geral, as opiniões são de que o equilíbrio entre home office e atuação presencial é o ideal. De fato, não seria o melhor dos dois mundos?

Ficou interessado? Entre em contato conosco

Quer trabalhar em um ambiente inovador e flexível? Acesse o nosso site e conheça os nossos planos de spots ou offices personalizados. 

Além disso, nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. 

Olá, tudo bem? 😊

Ficamos felizes pelo seu contato com o Lemonadde Coworking.

Conte-nos como podemos ajudar ou solicite seu day free trial!