Lemonadde

Você sabe o que é um investidor anjo?

Você sabe o que é um investidor anjo?
Você sabe o que é um investidor anjo?

Para que o sistema de investimento em startups funcione, todos os players devem ser atuantes e todos os pilares muito bem desenvolvidos.

De forma simplificada, podemos dizer que é um ecossistema complementar, onde o sucesso coletivo depende de todos que fazem parte dele.

Aquele que consolida e realiza o aporte de investimento em startups, confiando na sua prosperidade, além de direcionar para auxiliar as empresas no seu crescimento, é considerado um investidor anjo.

Consequentemente pelo seu conhecimento e expertise pode acabar possuindo uma porcentagem da organização.

Ou seja, um investidor anjo significa alguém apostando e confiando no sucesso de uma empresa por mais iniciante que ainda esteja o seu processo de maturação

Para ser considerado investidor anjo, a pessoa deve necessariamente ter realizado um aporte financeiro na empresa, o que exige uma grande responsabilidade por parte do empreendedor.

Conheça algumas características de um investidor-anjo:

  • Não é considerado sócio da ME ou EPP na qual investe;
  • Pode ser uma pessoa física ou jurídica;
  • Não tem direito de gerir a empresa;
  • Não tem direito de voto na administração da empresa;
  • Caso a empresa se torne devedora e sofra processo de desconsideração da personalidade jurídica, não terá seu patrimônio atingido.
  • Não responderá por qualquer dívida da empresa, inclusive em recuperação judicial;

O que o investidor-anjo espera no do empreendedor no momento em que faz um aporte financeiro?

Uma vez que é um capital de altíssimo risco, o investidor injeta este dinheiro sem expectativa de um retorno financeiro a curto prazo. Por esta razão, espera-se que o empreendedor encare como uma grande responsabilidade para que no futuro retorne algum lucro.

O investidor realiza este investimento sabendo que muitas vezes o negócio pode não prosperar, seja por razões de mercado ou até mesmo por um desentendimento entre sócios.

Geralmente o que ocorre são entregas periódicas mostrando o desenvolvimento da empresa para o investidor, como forma de demonstrar a evolução.

Conheça alguns dados

Em 2017 foi criado um grupo que reúne líderes das principais redes de investimento anjo brasileiro. 

De acordo com levantamento realizado com este grupo, houve um investimento de R$ 39,9 milhões em startups brasileiras. A projeção é de que se feche 2021 com R$ 80 milhões em investimento. Representando um crescimento de 76% em relação ao ano de 2020.

Não só o volume de investimento vem crescendo, mas o número de investidores anjo também cresceu. O estudo mostra que 344 startups foram investidas desde a criação das redes que, hoje, contam com 2560 investidores, representando um crescimento de 29% em relação a 2020.

Isso mostra a importância das redes para o ecossistema de investimento anjo. Ao participar de uma rede, o investidor tem acesso a várias oportunidades de investimento em startups já pré-selecionadas, bem como, possui acesso a coinvestidores, o que torna seu cheque individual mais acessível permitindo a formação de um portfólio diverso mais rapidamente.. 

Depois de todos esses benefícios e dados sobre o investimento-anjo, já está na hora de você encontrar o seu para apoiar sua empresa e levar ela para outro patamar. 

Além disso, continue nos acompanhando nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!

Pronto!

Seus dados foram enviados para nossa secretaria. Em breve entraremos em contato com a melhor proposta de plano para você! Caso tenha interesse em conhecer o Lemonadde, oferecemos 1 day free trial para experimentar o espaço.

Olá, tudo bem? 😊

Ficamos felizes pelo seu contato com o Lemonadde Coworking.

Conte-nos como podemos ajudar ou solicite seu day free trial!