Lemonadde

Coworking: Um novo modelo de local de trabalho

coworking

Você já ouviu falar em “coworking”? Sabe de fato, o que é um espaço como esse?

Coworking é um ambiente onde várias empresas e pessoas compartilham o mesmo local de trabalho. Além disso, dividem as despesas gerais e compartilham áreas comuns.

O conceito, mundialmente conhecido, vem ganhando cada vez mais força aqui no Brasil. Nesse sentido, os “coworkers”, que são aqueles que ali trabalham, compartilhando não só a mesma estrutura, como também experiências. Essa troca ocorre com profissionais de diversas áreas de atuação de diferentes setores.

Assim, são inúmeras as vantagens que este novo estilo de trabalho pode proporcionar, especialmente para quem está iniciando o próprio negócio.

O surgimento do coworking

O termo “coworking” surgiu nos Estados Unidos, em 1999. Portanto, o conceito do ambiente de trabalho “tradicional” já estava saindo de moda. À medida com que as pessoas começaram a expressar insatisfação com seus espaços confinados e solitários, o conceito crescia.

A princípio, Bernie de Koven, designer de games, buscava estender o ambiente de trabalho online como um novo modelo colaborativo que estava surgindo.

Foi então que em 2005, o engenheiro de software Brad Neuberg, e outros dois empreendedores fundaram um escritório chamado Hat Factory. O novo modelo utilizava o conceito criado em 1999 por Bernie de Koven. Assim, abriram as portas do escritório para outros profissionais, compartilhando o mesmo espaço. O modelo de negócio cresceu rapidamente e hoje se tornou tendência, presente em todo o mundo. 

Coworking: um novo conceito de ambiente de trabalho

O conceito de compartilhamento tem como foco trabalhar e desenvolver ideias de diferentes segmentos em conjunto. Ao propósito, isso faz com que as empresas e empreendedores cresçam de forma mais rápida com investimento menor.

Normalmente, os coworkings oferecem ambientes com estações de trabalho individual ou em grupo, salas de reuniões, copas, e às vezes até mesmo salas de descompressão e descanso. Também possuem toda a infraestrutura necessária para uma empresa funcionar, como internet de alta velocidade, serviços de secretaria, limpeza e organização. 

Crescimento dos espaços compartilhados

Apesar da forte crise econômica que o Brasil e o mundo vêm enfrentando, o último ano registrou um número recorde de abertura de novos CNPJs no Brasil. De acordo com o último boletim de 2020 do Mapa de Empresas, a modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) somou 2,6 milhões de novos registros, o que representa 56,7% do total de empresas abertas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Coworking Resources, existem mais de 18 mil espaços de trabalho compartilhados no mundo. Já no Brasil, de acordo com o Censo Coworking de 2019, são 1.497 escritórios compartilhados conhecidos. 

O mercado apontou um crescimento de 25% de 2018 para 2019, por conseguinte foram registrados 1.194 estabelecimentos, e este número é ainda maior em comparação a 2015, ano de início do levantamento. 

Coworking x Escritórios Tradicionais

As diferenças entre os coworkings e os escritórios tradicionais vão muito além da questão do espaço físico. Antes de mais nada, a atmosfera descontraída do ambiente, repleta de empresas e pessoas poderia facilmente ser confundida com um local para se divertir ou fazer um happy hour. E é justamente essa junção de diversas empresas diferentes, combinada com a expansão do networking, que faz com que um coworking se destaque.

Além disso, o suporte profissional oferecido nos coworkings é fundamental. A ideia é que as empresas foquem na execução de suas principais atividades. Desse modo, não precisando se preocupar com serviço de internet, impressão, contas a pagar, café, água, etc.

Porque trabalhar em um coworking

Quem já trabalhou em um espaço compartilhado sabe como a energia do lugar é diferente. Por estar inserido em uma atmosfera que espira networking, acabamos por nos contagiar e ter mais foco e desempenho.

Não somente seu networking cresce quando trabalha em um coworking. Você também desenvolve a habilidade de lidar com pessoas diferentes. Além de compartilhar ideias e adquirir a habilidade de ser interdisciplinar.

Outras vantagens de se trabalhar em um coworking são: 

  • Burocracia reduzida;
  • Custo benefício;
  • Possuir um endereço comercial para sua empresa;
  • Novas oportunidades de negócios;
  • Variedade de serviços;
  • Possibilidade de participação em eventos;
  • Estímulo à criatividade;
  • Facilidade para crescer de forma acelerada;
  • Aumento da motivação;
  • Desenvolvimento de melhores relações com pessoas e empresas;

Entre outros!

Ficou interessado? Entre em contato conosco

Quer trabalhar em um ambiente com todas essas vantagens? Acesse o nosso site e conheça os nossos planos de spots ou offices personalizados do Lemonadde Coworking.

Além disso, nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade!

Olá, tudo bem? 😊

Ficamos felizes pelo seu contato com o Lemonadde Coworking.

Conte-nos como podemos ajudar ou solicite seu day free trial!